Engajamento

Comunicação interna: engajamento vs produtividade

Muitas empresas esquecem, mas a comunicação interna é parte essencial de uma estratégia comunicacional bem estruturada. Informar e engajar colaboradores é tão importante quanto gerar mídia espontânea, pois é por meio dela que é possível canalizar informações e construir conhecimentos que possam auxiliar na tomada de decisões mais acertadas no ambiente empresarial.

A comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo que pode ocorrer de maneira vertical (hierarquicamente) ou horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico), e tem como objetivo manter os colaboradores informados sobre ações, missão, visão e valores da empresa, fundamental para melhorar o relacionamento entre as pessoas e alinhar os setores da empresa.

Esse diálogo entre organização e funcionários ajuda a evitar o aparecimento de situações de crise interna, alinha a equipe de trabalho em busca dos mesmos objetivos e melhora o clima organizacional impactando diretamente na produtividade diária. A comunicação eficiente deve ser iniciar com os executivos da organização que precisam estar envolvidos com a busca por um diálogo aberto com a equipe de trabalho. Além disso, apostar em colaboradores alinhados com a empresa e engajados é uma forma de publicidade, pois eles passam a ser defensores fiéis da marca, tornando-a mais competitiva em relação aos concorrentes.

Segundo pesquisa realizada em 2012 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com o instituto DMR Consulting, cerca de 50% das grandes empresas apostam em intranet e e-mail como principais ferramentas de comunicação com funcionários. Entretanto, existem diversas formas e plataformas para aplicar estratégias de comunicação interna nas empresas, digitais ou impressos, como o jornal mural, que pode ficar em áreas estratégicas atingindo funcionários que não tem acesso a e-mails; revistas, newsletter e revistas.

Volte para a página inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *