Crise

Confira cinco dicas de como gerenciar uma crise de imagem

Todas as empresas, grandes ou pequenas, estão sujeitas a crises de imagem que podem ser previstas ou não. Saber lidar com esse momento de vulnerabilidade é essencial para a credibilidade e, muitas vezes, sobrevivência da marca, além de evitar grandes perdas financeiras. Mas, você sabe como é recomendado agir para não piorar a situação e superá-la com sucesso? Confira cinco dicas de como lidar com o gerenciamento de crise:

1 – Identifique o foco:

Encontre a origem da crise: ela foi gerada por um erro da empresa? Foi um mal entendido? Um cliente foi mal recebido? Depois de analisar o motivo, busque ajuda especializada com uma agência de comunicação para traçar um plano de ação. A falta de compreensão do problema pode piorar a situação. 

2 – Seja transparente:

Tenha responsabilidade com seus clientes, com o público e com os colaboradores. Nunca minta. Admita erros se necessário e, quando eles não existirem, divulgue provas de que a empresa está correta. Envie um posicionamento sincero à imprensa, alinhe o discurso de crise com as reais informações do que está acontecendo e use as redes sociais a seu favor para se posicionar de maneira rápida e sem interferências.

3 – Atenção ao tempo

Não se precipite e nem demore para se posicionar a respeito da crise. Quanto mais ágil e com qualidade for o posicionamento, melhor a chance de reverter danos irreversíveis à imagem. 

4- Previna-se, quando possível:

Em alguns casos, é possível perceber a aproximação de uma possível crise. Nessas situações, é importante traçar planos de ação para gerenciar as ocorrências, monitorar notícias e as mídias sociais e preparar um porta-voz por meio de um media training, o que vai permitir evitar muitos dos problemas.

5 – Aprenda com a crise

Aprenda com os erros. Depois de conseguir driblar e superar a situação de crise, é importante manter um forte monitoramento das redes sociais e imprensa para se evitar uma nova situação crítica por descuido, além de ser possível identificar novos focos com antecedência. É importante analisar o que foi bem feito e o que poderia ter sido diferente para se traçar novas estratégias em situações parecidas no futuro.

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