PR

Agência de assessoria de imprensa: saiba como escolher a melhor para sua empresa

É este parceiro que estará à frente da divulgação da sua marca e das mensagens da sua empresa.

Conquistar espaço em sites, jornais e revistas ou      ter seu produto ou serviço citado por aquele influenciador top e ter importantes formadores de opinião endossando a sua marca, gerando awareness e engajamento. Este é o seu objetivo atual?

Então, é hora de investir em uma agência de assessoria de imprensa     . É este parceiro que estará à frente da divulgação da sua marca e das mensagens da sua empresa, atendendo jornalistas e influenciadores de forma única e personalizada. E também blindando a imagem da sua empresa contra possíveis crises, sabendo responder sempre da melhor forma cada solicitação que surgir.

Mas, antes de saber como escolher uma assessoria de empresa, é preciso entender o que é o trabalho destes profissionais.

O que é uma agência de assessoria de imprensa?

Hoje, os profissionais de comunicação são muito mais do que a ponte entre sua empresa e a imprensa. São estas pessoas que vão diferenciar a sua organização      frente à      concorrência. A assessoria de imprensa é uma importante parte de seu core business.É o braço responsável por comunicar lançamentos de produtos, o crescimento da empresa, novas unidades, enfim, tudo o que interessa para os jornalistas e influenciadores digitais e, desta forma, atingir  a persona da sua empresa.

Para isso é feita uma estratégia de comunicação, com todos os públicos que se interessam por este tipo de assunto, desde jornalistas de publicações especializadas no seu segmento até os repórteres da grande imprensa que também escrevem sobre o seu setor. Além disso, com o boom dos influenciadores digitais, a agência de assessoria de imprensa      deve criar também um mapeamento dos principais influenciadores para seu negócio e as melhores maneiras para impactá-los.

As ações sugeridas pela assessoria de imprensa variam de eventos, experiências com produtos da sua marca ou utilização do seu serviço, press trips (viagem para algum local de interesse para a marca), press kits (envio de um item que proporcione uma experimentação do seu produto ou serviço e passe a sua mensagem     ) e até encontros de relacionamento, como um almoço ou café para troca de informações.

Isso só para citar algumas ações. Os resultados podem ser publicações em mídia impressa, de TV, rádio e online, tudo de forma espontânea, ou seja, sem nenhum custo para a empresa, diferentemente da publicidade.

A assessoria de imprensa também é essencial em momentos de crise, afinal nenhuma empresa está livre de problemas que impactem o público interno ou externo. É a agência de comunicação que indicará qual é o melhor discurso, forma e quando responder um post ou encaminhar uma informação para os interessados.

A única premissa para que todas estas ações aconteçam de forma eficaz é que os profissionais de atendimento da assessoria de imprensa façam uma imersão junto ao cliente, para conhecer a fundo todos os serviços e/ou  produtos e, assim, entendam o que realmente os públicos-alvo vão se interessar.

Como, afinal, devo escolher minha agência de assessoria de imprensa?

O ideal é que você procure várias agências  de assessoria de imprensa para receber propostas variadas de estratégias de comunicação.

E não se engane, aquele velho ditado que diz que tamanho não é documento se aplica nesse caso.

Você pode tanto optar por uma agência de assessoria de imprensa      de grande porte, que tem vários profissionais em um mesmo espaço e com processos mais definidos, ou por uma pequena, as chamadas agências boutiques, que têm um atendimento mais personalizado e customizado para o que você precisa naquele momento. Tudo vai depender do objetivo da sua comunicação.

Com isso bem definido é hora de criar um briefing, mostrando o que você espera de uma assessoria de imprensa, e enviar para as empresas que você gostaria de conhecer.

Outra questão importante é saber quem a empresa atende e até quem já atendeu. Assim, você poderá avaliar a expertise da assessoria de imprensa.

O que as agências de assessoria de imprensa vão me apresentar?

Com o briefing em mãos, as agências convocadas para a concorrência irão elaborar uma proposta de comunicação, com tudo o que podem oferecer para sua empresa.

É nessa hora que você precisa analisar as propostas e decidir qual agência de assessoria de imprensa oferece      um trabalho que se encaixa      com seus objetivos e com o perfil da sua empresa.

A escolha consciente irá gerar uma parceria longa, com resultados expressivos e que irão se converter em vendas para sua empresa. Lembre-se: publicidade é você falando da sua própria marca. A assessoria de imprensa é um formador de opinião endossando a sua marca!

Voltar para Página Inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *