Marketing de Conteúdo

Conheça o Inbound Marketing e saiba o que a técnica pode fazer pela sua marca

O Inbound Marketing é uma evolução do marketing tradicional, que é focado, principalmente, em peças publicitárias em diversos espaços, como TVs, Rádio, Outdoors, Busdoor, só para citar alguns exemplos.

O objetivo aqui é trabalhar o marketing de atração, ou seja, atrair, converter e encantar os clientes. Por isso a estratégia foca na produção e compartilhamento de conteúdo personalizado, o marketing de conteúdo.

A grande diferença do marketing tradicional é que aqui você não vai comunicar um conceito ou lançamento de um produto para vários potenciais consumidores de maneira aleatória, como no caso de um anúncio de TV, no qual você não consegue saber quem vai receber sua mensagem.

No marketing de conteúdo você trabalha o relacionamento com seu persona. Por meio textos e posts específicos, somente quem se interessa por produtos ou serviços que sua empresa oferece será impactado.

Trabalha-se a qualidade, em detrimento da quantidade. Com isso sua comunicação vai ser muito mais assertiva.

Com um conteúdo que realmente interessa, seu persona passa a confiar cada vez mais na sua marca e fica receptivo a obter mais informações até chegar ao seu objetivo final: que ele compre seu produto ou serviço.

Mas isso acontece como num passe de mágica? Não! É fruto de muito trabalho com técnicas específicas, que vamos abordar agora.

Os três pilares do Inbound Marketing: Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais

No Inbound Marketing seu persona chega até sua empresa atraído por uma mensagem com a qual ele se identifica. Com isso, ele estará mais receptivo a conhecer suas soluções e poderá até se tornar um embaixador da marca.

Lembre-se de que o Inbound Marketing tem quatro objetivos que devem ficar muito claros em sua estratégia de comunicação:

1 – Atrair tráfego qualificado em seus canais digitais, ou seja, fazer com que seu persona passe a ser um visitante frequente de seus canais;

2 – Converter um grande número destes visitantes em leads, que se tornam potenciais clientes;

3 – Vender, mas é preciso avaliar em que estágio o seu lead está, se já está pronto para comprar ou se ainda precisa ser conquistado;

4 – Encantar: este ponto é um dos mais importantes do relacionamento, pois é o pós-vendas, que possibilitará que seu cliente continue comprando mais vezes.

Vamos conhecer agora os três pilares que embasam o Inbound Marketing: marketing de conteúdo, técnicas de SEO e gerenciamento de redes sociais.

Inbound Marketing: Marketing de Conteúdo

Como o próprio nome diz, esta estratégia é focada em produção de conteúdo. Mas atenção, o conteúdo deve ser personalizado e exclusivo.

O marketing de conteúdo é a base para todas as ações citadas acima, pois atrai, converte e encanta clientes e potenciais clientes.

Antes de escrever o texto é preciso ter em mente se o assunto vai realmente interessar ao seu persona.

Existem muitas técnicas para isso. Uma delas é a pesquisa de  palavras-chaves, que são as palavras mais buscadas dentro do assunto que interessa ao seu persona. São elas que “indicarão” o formato do seu texto e, depois de pronto de forma bastante estratégia, também mostrará o caminho para o seu texto nas buscas na internet.

Inbound Marketing: SEO

O SEO ou SearchEngine Optimization é um mecanismo de otimização em sites de buscas, principalmente no Google.

São técnicas usadas na produção de conteúdos em sites, blogs e páginas na web, com o objetivo de alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Ou seja, as técnicas de SEO fazem com seu site seja encontrado com facilidade e tenha um tráfego mais qualificado.

São muitas as técnicas de SEO e elas são atualizadas diariamente, vamos citar algumas:

– Defina uma palavra-chave, que precisa ter relação com o assunto abordado. Mas atenção, essa palavra precisa ter força. Uma dica é usar o planejador de palavras do Google Ads.

– Crie SEO Title, que é o título que leva seu leitor até o texto. Pense bem na hora de escrever, pois o SEO Title é responsável tanto pelo rankeamento quanto por garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo. Não esqueça de incluir a palavra-chave.

– Crie title tag ou títulos internos. O que é isso? É a frase que garantirá ao leitor que já acessou o seu post ter ainda mais interesse em ler o conteúdo. Também inclua a palavra-chave neste título.

– Crie URLs amigáveis. Como assim? Esse é o endereço que vai levar ao seu conteúdo. A dica é que, além da palavra-chave, sua URL tenha o menor número de palavras possível.

Você pode conferir mais informações sobre o assunto na matéria “Como as técnicas de SEO podem ajudar nas suas vendas?

Inbound Marketing: Redes Sociais

Como já dissemos aqui, o Inbound Marketing deve focar em conteúdo de interesse para o seu persona. E os posts nas redes sociais seguem também esta metodologia.

Por isso, antes de começar a postar conteúdos, você precisa conhecer seu persona, o que ele gosta, quais redes sociais mais frequenta e interage.

Passando por este passo, pense no conteúdo. Se você ficar focado nos seus produtos ou serviços, não vai encantar o seu cliente.

Se seu site é de vendas de roupas, invista em textos sobre tendências, acessórios que poderiam combinar com determinadas peças, os vestidos usados na premiação do Oscar, enfim, informações que realmente vão interessar.

Com todas as dicas acima você vai se tornar um expert em conteúdo atraente para seu público e verá o crescimento qualitativo do tráfego do seu site. Daí para fechar as vendas é um pulo.

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